Hach Brasil, Met One, Hydrolab, Charm e Sartorius são algumas das representadas da Hexis - Hexis Científica

 

* Digite uma palavra, parte dela, código HX ou complementar.





Técnicos Hexis pelo Brasil
Como enviar seu equipamento para a Hexis
Certificados dos Padrões
Guia de Soluções
Status de Equipamentos em Manutenção
Atendimento Personalizado
Clientes Satisfeitos
Volumetria
Calibração RBC
Comissionamento
Start up (entrega técnica/partida)
Treinamento
Manutenção Preventiva
Manutenção Corretiva
Projetos
PDF  Imprimir  E-mail 
 


Substituição da lâmpada visível do Espectrofotômetro DR/4000 - HACH

O espectrofotômetro DR/4000 da Hach é um equipamento de uso voltado para análises em água. Devido ä sua flexibilidade de funções, outras utilizações puderam ocorrer e vieram a otimizar vários processos.

Dentre os principais usos, estão a industria cervejeira, petroquímica, estações de tratamento de água (ETA), estações de tratamento de efluentes (ETE), estações de monitoramento de caldeiras, usinas de açúcar e álcool, entre outros.

Como principais funcionalidades, pode-se destacar:

- Possui 130 parâmetros (curvas para análises) fixos na memória,
- Realiza varreduras automáticas com o gráfico no display,
- Ampla faixa de espectro (320 a 1100nm),
- Espaço em memória para mais 100 curvas de usuário,
- Total compatibilidade com o Software Hach Link 2000,
- Atende quaisquer métodos analíticos, baseados em espectrofotometria.

Passo a Passo para a substituição da lâmpada visível (tungstênio):

A substituição da lâmpada de Ultra Violeta para os modelos DR/4000U seguem o mesmo princípio do passo-a-passo a seguir:



Remova a tampa traseira, pressionando as travas indicadas pelas setas amarelas e ao mesmo tempo puxando a tampa para cima.



Remova a tampa do compartimento das lâmpadas desrosqueando os dois parafusos com as mãos. Em caso destes parafusos estarem emperrados, utilize uma chave de fenda de tamanho adequado, contudo, este tipo de procedimento deve ser evitado.



Ao abrir esta tampa, você terá acesso ä lâmpada e ao seu conector.



Desconecte o conector da lâmpada, pressionando a trava plástica superior e o puxando para trás,



Com uma chave Phillips adequada (exemplo chave Phillips número 2), desrosqueie o parafuso da lâmpada. Assim que soltar a lâmpada, retire-a do compartimento.







Repita o processo em ordem inversa para instalar a nova lâmpada. Deve-se tomar um cuidado especial com a colocação dos fios da lâmpada dentro do compartimento, não devendo estes estar em frente ä janela de saída de luz. Veja as formas abaixo:

Forma correta:



Forma errada:



Estes fios não podem ficar na frente da saída de luz, pois causarão sombra e o equipamento apresentará erro relativo a “lâmpada apagada”.

Caso venham a ocorrer os erros “24” ou “26” no monocromador, mesmo com a troca da lâmpada, o equipamento necessitará de manutenção especializada por nossa Assistência Técnica (clique aqui), não sendo possível uma simples intervenção do usuário.



- Para evitar o toque acidental no bulbo da lâmpada, utilize uma luva de tecido de algodão ou similar, isolando as impurezas da mão. Não utilize luvas de látex ou borracha.
- A substituição das lâmpadas de ultra-violeta, para os modelos DR/4000U, seguem o mesmo princípio, devendo ser tomados os mesmos cuidados.
- Nunca troque a lâmpada ainda quente ou se o equipamento passou por um longo período ligado. Aguarde cerca de 30 minutos para abrir o compartimento das lâmpadas.
- Por ser um instrumento óptico, evite qualquer impacto ou toque no espelho que está junto da lâmpada, não sendo recomendado o uso de solventes para limpeza do equipamento.







Hach Brasil, Met One, Hydrolab, Charm e Sartorius são algumas das representadas da Hexis - Hexis Científica

Portal da Empresa Hexis Científica com um portfólio de mais de 28.000 itens, a Hexis é a maior empresa de capital nacional do setor de Instrumentação Analítica, atendendo às indústrias Farmacêuticas, Alimentícias, Químicas, Petroquímicas, de Papel, Celulose e Saneamento, bem como empresas governamentais, universidades e institutos de pesquisa.

Hexis Científica