A água tem importância fundamental para a indústria farmacêutica. Além de participar dos processos de limpeza de materiais e superfícies, ela também pode ser utilizada como veículo em formulações, o que exige grande atenção e análise em sua composição.
Porém, ela é um solvente universal, característica que faz com que possa carregar substâncias que modificam a composição química de medicamentos. Outro ponto a ser analisado é a agressão aos sistemas de tratamento, diminuindo gradativamente sua capacidade e reduzindo a vida útil dos equipamentos.
Por isso, é preciso que ela seja purificada. Esse processo é baseado na eliminação de impurezas físico-químicas, biológicas e microbianas, até se obter níveis preestabelecidos em compêndios oficiais aprovados pelas autoridades sanitárias.
A eficácia do sistema de tratamento da água é garantida pelo controle de qualidade, que realiza as análises definidas pelos compêndios oficiais. De acordo com a ANVISA, a indústria farmacêutica no Brasil tem os requisitos de qualidade da água para uso farmacêutico estabelecidos em normas técnicas de BPF e na Farmacopeia Brasileira.
A Hexis Científica possui produtos, equipamentos e soluções integradas exclusivas, realizadas pela sua área própria de projetos e serviços, para oferecer ao mercado farmacêutico segurança, qualidade e controle, de modo que que todo o processo fique dentro das regulamentações.
Além disso, trabalhamos com nossos clientes para desenvolver soluções de análises e controle de qualidade para a maioria dos processos da cadeia produtiva farmacêutica. As marcas que disponibilizamos oferecem equipamentos e produtos para necessidades específicas do processo de manufatura e desenvolvimento de medicamentos.
É possível trabalhar com 5 tipos de água na indústria farmacêutica. Para obtê-las, é necessário que
elas passem por processos específicos. Conheça-os agora.
O controle dos parâmetros de qualidade da água na indústria farmacêutica é de grande importância. É necessária a remoção de impurezas e de microrganismos para prevenir a contaminação química dos produtos farmacêuticos, como os medicamentos. Para isso, deve ser realizado o controle do processo para prevenir a contaminação microbiológica dos produtos.
De acordo com a qualidade desejada para a água tratada, existem diversas tecnologias eficazes que removem as impurezas da água e contaminantes para ficar em conformidade com os níveis exigidos para cada aplicação.