Osmose Reversa - Hexis Científica Hexis Científica
Solicite mais informações
CENTRAL DE VENDAS: (11) 4431-0535
Envie sua solicitação através de nossos formulários e receba o retorno em até 6 horas úteis

Monitoramento de
Membranas

Monitoramento de Membranas
Proteja as membranas de filtração de água

Aumente o rendimento da osmose reversa e controle o custo de filtração das membranas

As membranas de osmose reversa (OR) têm, sem dúvida, um impacto maior nas operações do que qualquer outro processo de filtração no tratamento de água. Elas são extremamente eficazes na remoção de contaminantes inorgânicos, mas também são muito suscetíveis ao acúmulo de sujeira, oxidação e formação de depósitos. A falta de monitoramento preciso e em tempo real da saúde da membrana de OR pode levar a custos significativos devido à bioincrustação, ao uso excessivo de produtos químicos, à necessidade de limpeza e manutenção frequentes, ao tempo de inatividade da planta e à substituição prematura da membrana.

Custos de incrustação por osmose reversa

De acordo com um estudo científico recente publicado no periódico Desalination de 2021, o custo do acúmulo de sujeira nas membranas de OR de uma planta de dessalinização na Holanda representa aproximadamente 24% das despesas operacionais totais da planta. A maior parte desse gasto deve-se à substituição prematura de membranas.

Como funcionam as membranas de OR?

A osmose reversa aplica pressão a uma membrana semipermeável que permite que as moléculas de água passem através dela à medida que os compostos inorgânicos dissolvidos são removidos por drenagem. O fluxo cruzado separa a água em dois caminhos.

Tratamento e análise de água no sistema OR

Chave

  • Aplicável para maioria dos clientes de OR
  • Aplicável para um menor número de clientes de OR
  • Agentes Auxiliares de Filtração
  • Prefiltração (opcional)
  • Cloração
  • Filtro de cartucho
  • Anti-incrustante
  • Decloração: bisulfito, filtros de carvão ativo e tratamento UV
  • Membrana de OR (osmose reversa)
  • Biocida e Limpador de Membranas
  • Rejeito
  • Permeado

Objetivos do operador do sistema OR

  • 1. Remover partículas, íons e moléculas para produzir água adequada para processos a jusante
  • 2. Gerencie a eficiência e o desempenho da membrana controlando de forma rentável o acúmulo de sujeira, a limpeza e a manutenção
  • 3. Prolongar a vida útil e a confiabilidade da membrana gerenciando agentes incrustantes
  • 4. Responder rapidamente às flutuações das águas de captação que afetam os objetivos acima
  • 5. Economia nos custos de manutenção preventiva e corretiva do sistema de ORDecloração e monitoramento de membranas

Decloração e monitoramento de membranas

Existem muitos parâmetros importantes ao monitorar o desempenho das membranas de OR, e um dos principais é o cloro. O cloro é necessário para a desinfecção, embora o excesso possa danificar as membranas. Portanto, a cloração e a decloração são etapas fundamentais em quase todos os processos de tratamento industrial e municipal quando se utilizam membranas de OR. Como é difícil medir níveis ultrabaixos de cloro residual, os operadores da planta geralmente optam por removê-lo completamente. Apesar do resultado ser zero cloro residual, assim atendendo aos objetivos de proteção da membrana, o excesso ou falha de decloração pode causar uma série de consequências e gastos desnecessários.

1

O custo associado a produtos químicos usados para remover completamente o cloro.

2

A ausência de cloro pode levar à formação de bioincrustação, exigindo limpeza e manutenção adicionais ou o uso de biocidas não oxidantes de custo elevado.

3

A presença de cloro adicional pode afetar negativamente a eficiência das membranas, forçando sua substituição meses antes do que normalmente seria necessário.

Exemplo 1

Prolongar a vida útil da membrana

"Muitas membranas são classificadas para 1000 partes por milhão (ppm)/horas de exposição ao cloro antes que a passagem dos sais duplique. A exposição das membranas de OR do primeiro estágio a uma média contínua de 38 partes por bilhão (ppb), atingirá 1000 ppm/horas em 36 meses. Se aumentar a exposição média em apenas 10 ppb, chegando a 48 ppb, atingirá a mesma quantidade de 1000 ppm/horas em 28,5 meses. Isso significa que as substituição das membranas de OR de primeiro estágio, ocorrerá sete meses e meio antes para um aumento médio na exposição ao cloro de 10 ppb.

Exemplo 2

Reduza os custos operacionais

"O custo de limpeza das membranas em um sistema com manutenção adequada pode ser de 0,24 USD por metro cúbico. No entanto, se a manutenção das instalações não for adequada, pode gastar até 1,07 USD por metro cúbico. Os custos aproximados dos produtos químicos comuns são:


• Anti-incrustação: de 0,01 a 0,03 USD/m³

• Cartuchos de filtro: de 0,01 a 0,03 USD/m³

• Limpeza preventiva da membrana: de 0,11 a 0,24 USD/m³

• Limpeza corretiva da membrana: até 0,97 USD/m³


Quando as membranas estão sujas, os custos aumentam substancialmente. Os custos operacionais poderiam aumentar de 50% a 100% e, para uma planta típica que gasta cerca de 1,07 a 3,22 USD por metro cúbico, podendo aumentar seus custos em mais 3,22 USD por metro cúbico. Se bombear 4.000 metros cúbicos por ano, poderá equivaler a mais de 10.750 USD adicionais por usar membranas sujas.

Monitoramento exato e confiável de cloro em contínuo.

O CL17sc ULR da Hach pode detectar os níveis mais baixos de cloro até à data, ajudando os operadores das plantas a minimizar o acúmulo de sujeira nas membranas, reduzir os custos operacionais e cumprir com confiança os requisitos normativos de relatórios. Características e vantagens do CL17sc ULR:

Características e vantagens CL17sc ULR:

Limite mais baixo de detecção, quantificação e precisão

- Limite de detecção de 8 ppb

- Precisão de ± 5% ou ± 0,01 mg/L (o que for maior); de 0 a 4 mg/L ± 10% de 4 a 5 mg/L

- Precisão de 3 ppb

Contador acumulativo de cloro (Cumulative Chlorine Counter)

- Acompanhamento da exposição ao cloro ao longo do tempo

Aplicações: decloração, monitorização do cloro residual para proteger as membranas e controlar a qualidade da água produzida

- Controle eficaz do processo de decloração

- Prolongamento da vida útil das membranas de OI

- Cumprimento dos rigorosos limites de cloro residual

Mais informações

Monitoramento preciso e confiável de Cloro e Sulfito.

Os testes de fluorescência DR1300 FL da Hach ® podem detectar níveis mais baixos de cloro e sulfito do que nunca, ajudando os operadores de planta a minimizar incrustações nas membranas, reduzir os custos operacionais e ter a confiança de cumprir os requisitos de qualidade da água.

Características e vantagens DR1300 FL:

Limite inferior de detecção com maior precisão através de testes simplificados:

- Cloro total = faixa de medição de 3 a 100 ppb

- Cloro livre = faixa de medição de 2 a 100 ppb

- Sulfito = faixa de medição de 6 a 500 ppb

- Precisão (intervalo de confiança de 95%) 50,0 ± 1,0 µg/L - Cloro Livre e Total

- Precisão (intervalo de confiança de 95%) 250,0 ± 5,0 µg/L Sulfito

Nova tecnologia que oferece uma maneira simples de realizar análises em faixas ultrabaixas para cloro total, cloro livre e sulfito

- Os novos testes de sulfito eliminam as suposições sobre quanto dosar em seu processo de decloração com bisulfito de sódio

Economia de custos e redução de riscos

Aplicações: Decloração Física e Química, monitorização do cloro residual para proteger as membranas e controlar a qualidade da água produzida

- Controle eficiente do processo de decloração

- Prolongamento da vida útil das membranas de osmose reversa

Mais informações

CONHEÇA AS SOLUÇÕES DA PLATAFORMA DE ÁGUA PARA OSMOSE REVERSA

Apresentam tecnologia revolucionária de medição de turbidez 360° x 90°, projetada para ver mais da amostra e garantir a confiança que seu laboratório precisa. O turbidímetro de bancada TU5200 se comunica com os turbidímetros online da série TU5, garantindo padronização na calibração e confiança nos resultados.

A plataforma da série TU5 emprega um design óptico patenteado que vê mais da sua amostra do que qualquer outro turbidímetro, oferecendo a melhor precisão e sensibilidade em faixa baixa, minimizando a variabilidade entre as medições. Remova as incertezas de qual medição confiar entre o seu laboratório e os instrumentos de processo, graças à tecnologia de detecção de 360 ​​° x 90 °.

Muitas membranas de NF e RO são sensíveis aos níveis de pH, bem como à presença de sólidos dissolvidos e oxidantes. Este último pode ser monitorado com sensores ORP, algo que fornece uma resposta rápida aos picos oxidantes e pode ser adicionado ao uso do CL17sc ULR. Monitorar o pH e a condutividade em busca de sinais de alerta precoce de depósitos potenciais, degradação da membrana e perda de eficiência ajuda a prevenir grandes problemas.

A dureza pode aumentar o risco de formação de depósitos de calcário, o que afeta o desempenho e a vida útil das membranas. Melhore o processo de troca iônica e o desempenho da membrana controlando os níveis de dureza.

Monitor de dureza, modelo SP 510, monitora a dureza da amostra por colorimetria de forma contínua, fornecendo alarme (com respectivo relé) quando a dureza total da amostra excede a 5,0 mg/l. No visor aparece indicação de água dura ou agua mole, mostrando o comportamento da dureza durante o processo.

Sistema de Desinfecção UV Aquafine modelo OptiVenn OPV04CDL, composto de 4 lâmpadas ultravioleta de baixa pressão e alta intensidade com 9.000 horas de duração, Painel podendo ser instalado de forma remota ou integrada ao cilindro de desinfecção.

Espectrofotômetro de bancada com faixa de comprimento de onda Visível (de 320 a 1.100 nm) um espectrofotômetro robusto, intuitivo e com mais de 220 métodos pré-programados em sua memória para facilitar o seu dia a dia em análises de água

Monitoramento on-line, preciso e confiável do cloro O CL17sc ULR da Hach pode detectar os níveis mais baixos de cloro até o momento, ajudando os operadores da planta a minimizar o acúmulo de sujeira nas membranas, reduzir as despesas operacionais e atender com confiança aos requisitos normativos.